Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Buscar  
A RÁDIO
                                                           A HISTÓRIA DA RCI FM



EM 1998, QUATRO AMIGOS APAIXONADOS POR COMUNICAÇÃO RESOLVERAM REALIZAR UM SONHO EM COMUM: MONTAR UMA RÁDIO FM.

COINCIDENTEMENTE, NESTE PERÍODO A ANATEL E O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES ANUNCIAVAM A LEI 9612/98 QUE PASSAVA A REGULAMENTAR O NOVO SERVIÇO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS.

PARA SE ADEQUAR A NOVA LEI, OS JOVENS IVANILDO MARINHO, EZIVAM MARINHO, GILDEONES JOSÉ E LUIZ CARLOS CRIARAM A ASSOCIAÇÃO RÁDIO COMUNITÁRIA IBIRANGA, QUE ATRAVÉS DE SUA DIRETORIA EXECUTIVA E POR UM CONSELHO COMUNITÁRIO COMPOSTO POR MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DO DISTRITO DE IBIRANGA IRIAM GERENCIAR A EMISSORA A SER CRIADA.

COMO NOME DE FANTASIA FICOU DEFINIDO QUE SE CHAMARIA RCI FM. A ENTRADA DA RÁDIO NO AR CAUSOU UMA GRANDE COMOÇÃO E ENTUSIASMO NA COMUNIDADE; OS OUVINTES LIGAVAM FAZENDO PEDIDOS MUSICAIS OU ENVIAVAM CARTAS E BILHETINHOS, UMA VERDADEIRA FEBRE ENTRE OS MORADORES DE IBIRANGA E DE OUTRAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS.

NESSA PRIMEIRA FASE A RCI FM OPEROU ENTRE 1999 E 2000. NO INÍCIO DE 2001, A EMISSORA FOI OBRIGADA E DESLIGAR OS SEUS TRANSMISSORES POR DETERMINAÇÃO DA ANATEL, A FIM DE AGUARDAR A LICENÇA PROVISÓRIA DE FUNCIONAMENTO. FORAM LONGOS 03 ANOS QUE CAUSARAM MUITA ANSIEDADE NOS IBIRANGUENSES ATÉ QUE EM AGOSTO DE 2004, O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EXPEDIU A TÃO ESPERADA LICENÇA PARA FUNCIONAMENTO PROVISÓRIO ATÉ A CHEGADA DA OUTORGA DEFINITIVA.

NA PRÁTICA, A EMISSORA PÔDE REMONTAR A SUA GRADE E VOLTAR A FUNCIONAR DE  FORMA OFICIAL, RETOMANDO A SUA CONSAGRADA PROGRAMAÇÃO. 

NO DIA 01/02/2005, O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EXPEDIU A LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DEFINITIVA, O QUE FOI MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA E COMEMORAÇÃO  POR  PARTE DE TODOS QUE FAZIAM PARTE DA ENTIDADE. INICIAVA NAQUELE MOMENTO  UMA NOVA FASE DA RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO.

DE LÁ PARA CÁ, A RCI FM BUSCOU SEMPRE COLOCAR NO MEIO, TALENTOS ATÉ DESCONHECIDOS NO MERCADO E DO GRANDE PÚBLICO, FAZENDO UMA MESCLA COM NOMES CONSAGRADOS DO RÁDIO REGIONAL COMO NIVALDO FELICIANO, JAMILTON ANDRADE, CLEIDE NASCIMENTO, THIAGO SILVA ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUÍRAM DE FORMA DIRETA E INDIRETA NA FORMAÇÃO DE NOVOS NOMES DA COMUNICAÇÃO.

A EMISSORA TAMBÉM SE ESTABELECEU COMO PRINCIPAL DIVULGADORA DOS EVENTOS CULTURAIS DA REGIÃO, SEMPRE TRANSMITINDO OS PRINCIPAIS EVENTOS COM TECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO COMPARÁVEL AS MAIORES RÁDIOS DO PAÍS.

PARA O FUTURO, A RCI FM SE PROJETA DE FORMA FIRME EM BUSCA DE NOVAS POSSIBILIDADES QUE VENHAM PRESERVAR O RÁDIO COMO O MEIO DE COMUNICAÇÃO MAIS IMPORTANTE   DO BRASIL, ONDE A INFORMAÇÃO E A CULTURA CHEGAM PRIMEIRO.

NAS ASAS DO REI DO BAIÃO com Ezivam Marinho



(83) 9.8793-3341

PUBLICIDADE




ESTATÍSTICAS
Visitas: 1190635 Usuários Online: 3







Converse conosco pelo Whatsapp!
RCI FM 98,5
Copyright (c) 2024 - RCI FM 98 - Todos os direitos reservados