Segundo informações da secretaria, a razão principal da proibição é que existe uma pandemia de uma doença (a Covid-19) que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar. Ainda de acordo com a prefeitura, os doentes podem ser ainda mais prejudicados pela fumaça produzida pelas bombas e fogueiras de São João.
Ainda segundo a Semoc, as fogueiras e fogos são usados normalmente em festas. Atualmente, porém, aglomerações superiores a dez pessoas são proibidas em todo o estado, para tentar evitar a disseminação da Covid-19.
Além dos pacientes da Covid-19, informa a nota divulgada pela prefeitura, os fogos e fogueiras podem causar "desconforto físico e emocional a crianças muito pequenas, idosos e portadores de condições especiais, como autismo, além de estressar animais domésticos".
A fiscalização das vendas ficará a cargo das equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, com apoio do Procon Recife, que já têm realizado diariamente o ordenamento e controle comercial para cumprimento dos decretos estaduais e municipais de combate à Covid-19.
De acordo com o Palácio do Planalto, o novo ministério não aumentará despesas do governo. "Sem nenhum aumento de despesa, utilizando apenas de cargos de estruturas já existentes, o presidente da República recriou o Ministério das Comunicações", diz nota.