(Foto: RCI FM 98 )
O Dia de São José, também chamado de Festa de São José ou Solenidade de São José, é no cristianismo ocidental a principal festa de São José, esposo da Virgem Maria e pai legal de Jesus Cristo, celebrada em 19 de março. Tem a categoria de solenidade na Igreja Católica.
É também o Dia dos Pais em alguns países católicos, principalmente Espanha, Portugal e Itália. Não é um dia sagrado de obrigação para os católicos nos Estados Unidos.
19 de Março foi dedicado a São José em vários calendários ocidentais até o século X, e este costume foi estabelecido em Roma em 1479. O Papa Pio V estendeu seu uso a todo o Rito Romano por sua Constituição Apostólica Quo primum (14 de julho de 1570). Originalmente um duplo da segunda classe e uma festa de preceito, foi recriado para ser de preceito em 1917 depois de ter esse status intermitentemente perdido, e consequentemente também elevado ao seu posto atual de duplo da primeira classe (agora chamado de solenidade), tendo se tornado, entretanto, o posto comum a todas as festas gerais remanescentes de preceito. Desde 1969, as Conferências Episcopais podem, se desejarem, transferi-la para uma data fora da Quaresma. Mesmo que ocorra dentro da Quaresma na data habitual de 19 de março, ainda é observada como uma Solenidade de um Santo — esta é uma das poucas vezes durante a Quaresma que a Glória pode ser dita ou cantada, a vesture é alterada do roxo ou violeta da Quaresma para branco ou ouro (como seria para tal solenidade normalmente), o Prefácio da Coleta e da Oração Eucarísticae outras orações são da Solenidade e não da Quaresma, os hinos são mais alegres, e o Credo é dito. No entanto, a Aleluia ainda não é utilizada, sendo o Tract usado em seu lugar, de acordo com as regulamentações lenten.
Wikipédia
RCI FM 98.5 Com você todo dia!