3 em cada 4 municípios em Pernambuco não estão se preparando para enfrentar desastres naturais Levantamento indica que, dois anos após uma das maiores tragédias por eventos climáticos no estado, gestões não têm resposta eficaz para a sociedade
JC
Link da Not�cia:
(Foto: DAY SANTOS/JC IMAGEM)
Mais de 75% dos municípios pernambucanos não estão se preparando para enfrentar desastres naturais, como inundações e deslizamentos. Os dados são de um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e divulgado nesta quinta-feira (7/11).
Mesmo dois anos após uma das maiores tragédias por eventos climáticos no estado, quando 134 pessoas morreram em decorrência de deslizamentos e milhares ficaram desabrigadas, as gestões não têm preenchido as lacunas para garantir uma resposta eficaz para a sociedade em casos de desastres.
A vulnerabilidade do estado também é refletida pela falta de investimento em prevenção, mitigação e monitoramento.
Apenas 7 municípios pernambucanos foram considerados com alta capacidade de gerenciar riscos e responder a desastres. São eles: Recife, Carpina, Toritama, Solidão, Salgadinho, Triunfo e Itapissuma.
Dentre os quesitos avaliados pelo estudo do TCE-PE estão o plano de contingência, a reserva orçamentária e os programas de habitação do município.
TERÇO DAS SANTAS CHAGAS com Padre Reginaldo Manzotti