(Foto: RCI FM 98 )
A Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi no país, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo IBGE, em 2019. Nutritiva, abundante e versátil, a fruta pode ser consumida in natura, em sucos e sobremesas. Possui alta concentração da enzima bromelina e antioxidantes da vitamina C, que desempenham um papel importante no processo de cura do corpo.
De acordo com a nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, os benefícios do abacaxi vão desde a ação digestiva até a prevenção do câncer. O consumo da fruta estimula, também, o sistema imunológico e colabora com a construção e reparação do tecido corporal, cicatrização de feridas, bem como na produção de aminoácidos e colágeno.
“O abacaxi é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e fraturas ósseas. Ele também alivia os sintomas de angina e é útil para prevenir trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose”, informa.
A fruta também é rica em substâncias antioxidantes, como vitamina A, betacaroteno e manganês, que tem alto potencial de combate aos radicais livres. O abacaxi foi relacionado diretamente à prevenção de cânceres na boca, garganta e de mama. Já a bromelina, encontrada em abundância principalmente no talo da fruta, também vem ganhando seu espaço entre os agentes naturais na guerra contra o câncer.
“A enzima aumenta o efeito de drogas da quimioterapia e potencializa a eficácia de antibióticos, assim como tem ação anti-inflamatória e ajuda a desobstruir a circulação, principalmente em casos de edema provocado por trauma ou cirurgia”, explica Regina.
Consumo
A nutricionista indica que a ingestão de uma porção de 80g a 100g é adequada para fornecer nutrientes. Por outro lado, estudos sobre a bromelina presente na fruta apontam que é necessário consultar o médico caso a pessoa tenha problemas de coagulação do sangue, doença hepática, renal ou hipertensão e apresente alguma alergia ao abacaxi.
Por apresentar um índice glicêmico de médio para alto, é indicado o consumo no café-da-manhã, assim como no lanche, caso o indivíduo pratique exercícios em seguida.
“A recomendação é consumir a fruta ao natural, para mastigar. Ao ser ingerido com outros alimentos, principalmente na sobremesa do almoço, ajuda na absorção do ferro da carne e do feijão, por exemplo. Ingerir nos lanches pode aumentar os níveis de glicose no sangue e pessoas que têm diabetes Mellitus devem evitar o suco”, orienta Regina Monteiro.
A nutricionista Regina Monteiro dá três dicas de receitas refrescantes e simples de fazer com o abacaxi.
Abacaxi com raspa de limão
Para esta versão, é necessário um abacaxi bem docinho e raspas de limão – pode ser siciliano. Corte as fatias e salpique as raspas de limão por cima. Simples, rápido e delicioso!
Abacaxi assado com canela
Descasque e corte o abacaxi em fatias ou quadrados. Salpique canela e xilitol, tipo de adoçante natural vendido em lojas a granel ou lojas de produtos naturais. Deixe assar por aproximadamente 10 minutos, dependendo da potência do seu forno.
Gelato de abacaxi diet
- 800 ml de água
- 2 caixinhas de gelatina diet incolor
- 500 g de abacaxi
- 2 potes de iogurte natural
- 1/2 xícara (chá) de adoçante xilitol (ou outro adoçante)
Modo de Preparo:
Coloque a água, o abacaxi e o adoçante dentro de uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, desligue o fogo, adicione a gelatina e mexa para que ela se misture bem. Adicione o iogurte, distribua em potinhos ou em uma travessa e leve para a geladeira por, no mínimo, 4 horas. Sirva com canela ou raspas de limão para decorar.
Fonte e Créditos: Portal Correio
Fiquem conectados! com a RCI FM 98.5 Com você todo dia!
https://www.facebook.com/RciFm98.5
https://www.instagram.com/rcifm98.5//
Whatsapp: (83) 9.8793.3341
Rcifm98@gmail.com
Rcifm98@hotmail.com