Chuva forte na Grande João Pessoa afeta trânsito e acende alerta para desastres naturais Previsão é de que o dia continue chuvoso, com risco de raios e rajadas de ventos fortes
RCI FM 98
Link da Not�cia:
(Foto: RCI FM 98 )
Fonte e Créditos: Portal Correio
Acompanhe nossas redes sociais
https://www.youtube.com/channel/UCGdH
https://www.facebook.com/RciFm98.5
https://www.instagram.com/rcifm98.5/
Contato/Whatsapp: (83) 9.8793-3341
RCIFM98@hotmail.com
RCIFM98@gmail.com
RCI FM 98.5 Com você todo dia!
Chove forte em João Pessoa e região metropolitana desde a madrugada desta quinta-feira (13). Pontos de alagamentos se formaram no início da manhã e algumas localidades registraram lentidão no trânsito. A vacinação contra Covid-19 foi transferida do Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) para a Escola Chico Xavier (Bessa). A previsão é de que mais chuvas ocorram ao longo do dia, em intensidade que preocupa especialistas em Meteorologia.
De acordo com a Defesa Civil, João Pessoa registrou 78 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Isso significa que um mesmo metro quadrado foi atingido por 78 litros de água de chuva. O volume corresponde a 52% do esperado para o mês. A série histórica dos últimos 30 anos aponta média de 150 milímetros para maio. A Defesa Civil não recebeu chamados, nem registrou ocorrências graves, mas segue sob alerta.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou que a previsão de que o volume de chuvas seja suficiente para ultrapassar limiares críticos e classificou como alto o risco de deslizamentos de terra. Nessa quarta (12), o Inmet já havia alertado sobre o risco de acumulados de chuvas.
A Superintendência Executiva de Trânsito e Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que uma barreira cedeu e interditou parte da Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua das Acácias, no sentido Centro/praia. No cruzamento da Epitácio Pessoa com a Avenida Maranhão, um buraco se abriu no asfalto. Agentes foram enviados aos locais.
De acordo com o Climatempo, as chuvas são resultado do avanço das áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical. A movimentação dessas áreas do mar para a costa acontece em outras Capitais do Nordeste, como Recife, Natal e Fortaleza.
A previsão é de que o dia continue chuvoso, com risco de raios e rajadas de ventos fortes. Para esta sexta-feira (14), ainda são esperadas chuvas, mas as áreas de instabilidade devem se expandir para o litoral de Alagoas e Sergipe.
Ainda segundo o Climatempo, entre 1h e 4h da madrugada desta quinta, somente em Cabedelo foram registrados 30 milímetros de chuva.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Semob-JP, Gilmara Branquinho, divulgou dicas de segurança que podem ajudar a evitar acidentes em dias chuvosos. São elas:
Evite frear bruscamente
Reduza velocidade
Mantenha farol acesso em luz baixa
Mantenha distância segura dos demais veículos
Pontos com alagamento em João Pessoa
Av. Hilton Souto Maior (antes da rotatória do Caic), sentido Mangabeira
Av. Sanhauá (CBTU)
Rua da Mata (Cabo Branco)
Av. Valdemar Galdino Naziazeno, na lateral da Central de Polícia
Av. Pedro II, em frente ao Ibama
Av. Beira Rio, próximo ao acesso para o Altiplano
Av. Epitácio Pessoa, em frente ao Colégio Lourdinas