(Foto: RCI FM 98 )
Com a crescente automação e transformação digital, a área de Tecnologia da Informação (TI) destaca-se como uma das mais promissoras e com grande oferta de oportunidades. Nesse contexto, é fundamental que os profissionais estejam qualificados e preparados para suprir as necessidades do mercado. De olho nesse potencial, o Senac Pernambuco inaugurou sua unidade embarcada no Porto Digital, localizada na Rua do Apolo, nesta quinta-feira (4).
O espaço é voltado para a formação profissional e o desenvolvimento de projetos tecnológicos de inovação. "Era uma reivindicação antiga das empresas do Porto Digital. Havia uma necessidade de pessoas capacitadas em tecnologia. Agora, estamos embarcando e trazendo 50 cursos diferentes para suprir esta lacuna", afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a chegada do Senac ao parque tecnológico fecha um braço muito importante de formação. "O Senac já é nosso parceiro no Embarque Digital. Agora, a gente vai rodar um
projeto de formação bem maior, com a possibilidade de formar milhares de
pessoas, fazendo com que Recife se transforme na capital nacional de capital humano na área de TI. Isso é muito relevante porque traz inclusão e renda para a cidade e traz também a possibilidade de aumentar nossa plataforma de novos negócios", destacou.
O impacto nacional da unidade também foi pontuado pela gerente de Tecnologias e Desenhos Educacionais do Senac Nacional, Daniela Papelbaum: "A unidade ajudará a aquecer o que tem de melhor no Estado, transbordando o território de Pernambuco e levando também a outros lugares o potencial todo dessa experiência".
Já a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, que representou a governadora Raquel Lyra, no evento, falou sobre o papel transformador da educação. "Não tem nada mais inovador e poderoso do que a educação. Estamos todos no caminho certo e o governo de Pernambuco apoia esse tipo de iniciativa", disse.
O reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão, falou como o empreendimento é importante para o resgate da periferia e das pessoas que mais necessitam. "Quando a gente fala que ciência e educação são os únicos caminhos para o desenvolvimento de um país e para a redução das desigualdades, não é uma opinião. É um olhar sobre a história. Nenhum país desse planeta se desenvolveu e reduziu as desigualdades sociais se não investiu em educação e ciência", afirmou.
INVESTIMENTO EM PESQUISA - Na inauguração, também foi apresentado o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE (Prints), projeto do Sistema Fecomércio em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Serão três iniciativas: Prints-Pesq, que visa estruturar e impulsionar a área de pesquisa do Senac PE; o Prints-Inc, que tem como objetivo elaborar o modelo de incubadora e aceleradora; e o Prints-TD, voltado ao planejamento e apoio à implantação da transformação digital para a instituição.
ROBÔ - No evento, um personagem chamou a atenção logo na entrada: o robô MCX1. O protótipo, feito em uma impressora 3D a partir de material biodegradável (mandioca, milho e cana-de-açúcar), foi desenvolvido pelo docente Saulo Bernardo e está sendo aperfeiçoado junto com alunos do Senac. "Os alunos vão agora iniciar uma nova fase, que é a programação do robô, usando novas tecnologias e inteligência artificial, com movimentações, fala e outras interações", explicou professor do curso de Coding e Lógica de Programação.