O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou hoje (20) que a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 criado em virtude da pandemia do novo coronavírus será antecipada para pagamento a partir de 23 de abril.
A segunda parcela do benefício, que estava prevista para ser paga para trabalhadores informais e participantes do cadastro único no dia 27 de abril, começará a ser paga no próximo dia 23 de abril.
No dia 23 receberão os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. No dia 24, quem nasceu em março e abril, e assim por diante.
Segundo Guimarães, mesmo quem teve algum problema e receba a primeira parcela até quarta-feira (22), vai receber a segunda parcela a partir de quinta (23).
Em duas semanas, a Caixa liberou 24 milhões de pagamentos. Segundo Guimarães, houve 50 milhões de downloads do aplicativo do auxílio emergencial, que tornou-se o aplicativo mais baixado do país, de acordo com o executivo.
Filas de dúvidas
Ao responder perguntas dos jornalistas, Guimarães disse que conhece muitas agências da Caixa, pois as percorreu nos finais de semana ano passado e diz que as filas gigantescas que se formam nas agências do banco em grandes cidades e no interior acontecem porque as pessoas vão ao banco para esclarecer dúvidas.
"Esse movimento é de gente que quer tirar dúvidas. O app elas já têm, a gente demonstrou aqui. Foram 50 milhões de downloads".
Seguranças para fora
Segundo Guimarães, os vigilantes da Caixa, por meio de portaria editada pelo Ministério da Justiça, foram autorizados pela Polícia Federal a trabalhar do lado de fora das agências, auxiliando na organização das filas nas agências da Caixa, que estão passando por grande número de acessos.
O governo teme que a procura pelas agências seja muito alta pois os saques em espécie começam dia 27. De acordo com o presidente do banco, há 200 agências prioritárias no interior do Norte e Nordeste do país. Ele anunciou que mais atendentes também foram contratados pelo banco.