Foto: Imagem ilustrativa | Pixabay (Foto: RCI FM 98 )
O outono chegou no último sábado (20) e toda mudança de estação costuma afetar pessoas que sofrem de problemas respiratórios. No entanto, alguns cuidados podem ajudar a manter a saúde em dia e amenizar os efeitos das alterações no clima.
Segundo a pneumologista Maria Alenita de Oliveira, pessoas com doenças crônicas como asma, têm mais chances de adoecer neste período. A médica destaca que as enfermidades mais comuns são resfriados, gripes, pneumonias, bronquite e crises de sinusite.
“Isso é causado pela oscilação de temperatura durante o outono. Dependendo da cidade, há a concentração de poluentes, então leva a piora das doenças respiratórias. Além disso, temos uma maior frequência de viroses, e quem tem vírus tem queda de imunidade”, explica a médica, que atua no Hospital Santa Isabel, em João Pessoa.
De acordo com a especialista, uma das formas de prevenir doenças é manter o calendário de vacinação em dia, principalmente tomar a vacina da gripe. O segundo ponto é o acompanhamento médico, sobretudo para as pessoas com doenças crônicas. Maria Alenita de Oliveira cita, ainda, os cuidados com a limpeza da casa e vestimenta correta nos dias mais frios.
“O terceiro ponto são os cuidados com o relação à casa. Você também precisa evitar a exposição ao cigarro, que pode piorar mais ainda a doença respiratória. É necessário manter o ambiente arejado, levar sempre as mãos. Você precisa avaliar a roupa que vai usar. Aqui em João Pessoa, as roupas de inverno não são muito usadas e costumam ficar guardadas por muito tempo, gerando mofo. Então, antes de usá-las, você precisa lavá-las”, orienta.
Portal Correio
RCI FM 98.5 Com você todo dia!