© Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press Consumidores correram para assegurar estoques de mantimentos na véspera de fechamento do comércio (Foto: RCI FM 98 )
A despensa que esvaziou durante a semana e a precaução de quem quer assegurar o estoque de mantimentos para o fim de semana fizeram com que sacolões e supermercados recebessem um grande volume de clientes neste sábado (27/3), em Belo Horizonte. Neste domingo (28/3), os estabelecimentos serão fechados, como parte das medidas para conter a COVID-19 em Belo Horizonte.
Muito sacolões das Regiões Leste e Centro-Sul se desdobraram para atender ao incremento de clientes, mas também confeccionaram faixas e cartazes ofertando o serviço de entregas por telefone e aplicativos. Alguns, como um estabelecimento do bairro Santa Efigênia (Região Leste), fizeram até promoção de frete sem custos para compras acima de R$ 50.
© Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press Sacolões e supermercados tentam manter vendas oferecendo entregas por aplicativo com descontos no freteUma estratégia semelhante foi seguida pelos supermercados, que abriram a possibilidade de compras virtuais, por aplicativos e até mesmo telefone fixo com atendentes, com valores que variam por estabelecimentos, chegando a ofertar frete gratuito por até R$ 100.
Na entrada dos comércios, era mais rígido o controle dos supermercados, com funcionários contando quantos clientes entravam na loja para não extrapolar o máximo permitido contra a aglomeração. Alguns mediam a temperatura para impedir o acesso de clientes febris. Todas as lojas tinham álcool em gel à disposição dos clientes.
© Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press Controle de acesso contra aglomerações foi mais exigente nos supermercadosA decisão de não permitir a abertura de padarias, sacolões, supermercados e similares aos domingos foi tomada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em reunião com representantes do setor na terça-feira (23/3). Apenas farmácias e postos de combustível estarão autorizados a funcionar aos domingos entre as atividades comerciais da cidade.
A medida visa impedir que a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) se alastre pela cidade, trazendo ainda mais pressão ao setor hospitalar que já trabalha além da capacidade de leitos há mais de uma semana.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Fonte: Estado de Minas
RCI FM 98.5 Com você todo dia!