Astrônomos registram eclipse lunar na Paraíba; veja imagens do fenômeno Fenômeno ocorreu porque o satélite estava no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra
RCI FM 98
Link da Not�cia:
(Foto: RCI FM 98 )
Apaixonados por Astronomia puderam acompanhar um espetáculo celeste na madrugada desta sexta-feira (19) na Paraíba: o eclipse parcial da Lua. O fenômeno, também chamado de eclipse de microlua, ocorreu porque o satélite estava no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra. Astrônomos conseguiram registrar o fenômeno em João Pessoa e no Cariri Paraibano. Confira mais abaixo imagens cedidas pela Associação Paraibana de Astronomia (APA).
Durante o eclipse, a lua pôde ser vista em tom alaranjado. Segundo o doutor em Física e professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Schappo, a mudança na cor aparente do satélite natural acontece porque a luz do Sol interage com a atmosfera terrestre e é desviada para dentro da sombra do nosso planeta, atingindo a Lua.
“No processo de interação com a atmosfera, as colorações avermelhadas da luz do Sol passam com maior intensidade”, explica.
O próximo eclipse com boa visibilidade aqui no Brasil será uma total em maio de 2022.